Programação

Abertura do evento e Boas-vindas
  • 09:00 - 09:30

Abertura do evento e Boas-vindas

Palestra de Abertura: “Que tenhamos sempre presente em nosso horizonte o compromisso de humanizar a nossa prática.”
  • 09:30 - 10:30

Palestra de Abertura: “Que tenhamos sempre presente em nosso horizonte o compromisso de humanizar a nossa prática.”

Presidente de mesa: Maria Teresa Di Sessa Pandolfo Queiroga Ribeiro – Assistente Social
Graduada em Serviço Social pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, Diretora da Divisão de Serviço Social do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP.

Palestrante: Maria Lúcia Martinelli – Assistente Social

Graduação em Serviço Social, mestrado e doutorado pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo PUC, pós-doutorado pela Universidade de São Paulo-USP, Pós-Graduação em Trabalho Social da Universidade Nacional de La Plata - Argentina, professora, pesquisadora e orientadora de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da PUC-SP, Membro da Comissão do Programa de Excelência da Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior CAPES.

INTERVALO
  • 10:30 – 11:00

INTERVALO

Palestra: Fadiga por compaixão: o sofrimento de conviver com a dor do outro. (11h – 12h)
  • 11:00 - 13:30

Palestra: Fadiga por compaixão: o sofrimento de conviver com a dor do outro. (11h – 12h)

Presidente de mesa - Letícia Andrade – Assistente Social
Graduada em Serviço Social, doutorado e pós-doutorado pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Especialista em Gerontologia pela SBGG, assistente social da Divisão de Serviço Social do ICHCFMUSP, coordenadora da Comissão de Treinamento e Ensino em Serviço Social e da Área de Serviço Social da Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Palestrante: Dra. Ana Claudia Quintana Arantes – Médica

Médica graduada pela Faculdade de Medicina da USP, residência em Geriatria e Gerontologia no HCFMUSP, pós - graduação em Psicologia pelo Instituto 4 Estações de Psicologia, especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford, escritora, sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Coordenadora do curso avançado de Cuidados Paliativos da Associação Casa do Cuidar e os cursos de EAD oferecidos pela Humana Vida.

Mesa Redonda: Impacto social do diagnóstico e prognóstico
  • 12:00 – 13:30

Mesa Redonda: Impacto social do diagnóstico e prognóstico

Coordenação: Keite Priscila Praiá – Médica
Médica Geriatra, Especialista em Medicina de Família e Comunidade SBMFC/AMB, Especialista em Geriatria SBGG/AMB, Especialista Área de Atuação em Cuidados Paliativos AMB, Atuação ambulatorial São Paulo: Hospital Santa Paula, URSI Cidade Ademar, Professora Pós Graduação em Geriatria IPEMED e Cuidados Paliativos Einstein

Médico - Comunicando más notícias: estratégias e responsabilidade

Palestrante: Fábio Campos Leonel – Médico

Graduação e residência de Clínica Médica pela Faculdade de em Medicina de Jundiaí, Residência de Clínica Médica na Faculdade de Medicina de Jundiaí, Especialização em Geriatria no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo- FMUSP, Título de Geriatra eriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG – médico assistente do NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP

Assistente Social - Acolhimento e a importância dessa ação para o assistente social.

Palestrante: Mara Theresa Valente – Assistente Social

Graduada em Serviço Social, Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, atuou na área da saúde nos últimos 40 anos, desenvolvendo suas atividades nas unidades ambulatoriais e de internação nas especialidades médicas de Ortopedia, Pediatria, Ginecologia e Reprodução Humana. Lecionou por 25 anos em diversas Faculdades de Serviço Social e nos programas de aprimoramento do Complexo HC.

Psicologia - O sofrimento psíquico do paciente em cuidados paliativos

Palestrante: Luciana Cavalcante - Psicóloga

Graduada em psicologia, Especialista em Psicologia Hospitalar pelo HCFMUSP. Pós-graduada em Cuidados Paliativos e em Gerontologia. Tutora e Supervisora de Psicologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso em Cuidados Paliativos do HCFMUSP. Docente no Instituto Paliar, responsável pela área de Psicologia na unidade de internação em Cuidados Paliativos do Hospital da Clínicas da FMUSP

INTERVALO
  • 13:30 - 14:30

INTERVALO

Mesa Redonda: Envelhecimento e cuidados paliativos
  • 14:30 – 16:00

Mesa Redonda: Envelhecimento e cuidados paliativos

Coordenação: Naína Sanches Rufino – Assistente Social
Graduada em Serviço Social, especialização em Serviço Social em Hospital Geral pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, Assistente Social do Instituto do Câncer do Estrado de São Paulo - ICESP

Médico - Principais diagnósticos em Cuidados Paliativos

Palestrante: Eduardo Dias – Médico

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília, Residência Médica em Clínica Médica e Geriatria pela FMUSP, Título de Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG, Pós-Graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamerica – Argentina; coordena a pós graduação em Cuidados Paliativos do Hospital Albert Einstein, médico Responsável Técnico da Rede Humana Magna de Saúde - HIAE

Assistente Social - Cuidados com o cuidador: ações necessárias

Palestrante: Aliciana Ramos – Assistente Social

Especialização em Serviço Social em Hospital Geral - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Assistente Social do NADI – Núcleo de Assistência Social do Instituto Central do HCFMUSP e do NASF/Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM

Assistente Social - Direitos do Idoso nas tomadas de decisão em saúde.

Palestrante: Naira Ramos – Assistente Social

Assistente Social – graduada pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG, doutorado em ciência pela Universidade de São Paulo – UNIFESP.

Mesa Redonda: Competências e habilidades em Cuidados Paliativos em diferentes áreas
  • 16:00 – 18:00

Mesa Redonda: Competências e habilidades em Cuidados Paliativos em diferentes áreas

Coordenação: Alfredo Almeida Pina de Oliveira - Enfermeiro
Graduado em Enfermagem, Mestre e Doutor em Ciências e em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP-SP. Especialista em Educação e Tecnologias e em Práticas de Promoção da Saúde, coordenador do Curso de Mestrado em Enfermagem da UNG – Universidade de Guarulhos.

Serviço Social - Experiência em um hospice

Palestrante: Maria do Socorro Albuquerque – Assistente Social

Especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde da família pela Estácio de Sá.
Administração Hospitalar pela São Camilo.
Gestão em Saúde - Curso de Extensão pela Rui Barbosa.
Formada pela Universidade Estadual da Paraiba.UEPB
Presidente do Comitê de S.Social de Cuidados Paliativos da ANCP.
Coordenadora do Serviço Social da Clínica Florence -BA.

Fisioterapia – Reabilitação: quando, pra quem e porque indicar.

Palestrante: Janete Maria da Silva – fisioterapeuta

Graduação em fisioterapia, Mestre em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP, Aprimoramento em Fisioterapia e Terapia Intensiva no Hospital das Clínicas da FMUSP, Título de Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pelo COFFITO, Pós-graduação em Gerontologia pelo Centro Universitário São Camilo, Docente do Instituto Paliar – Cuidados Paliativos.

Serviço Social – Preparo para alta hospitalar e assistência domiciliar: foco e ações eficazes do Serviço Social.

Palestrante: Luciana Azevedo – assistente Social

Graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Salvador, Especialista em Educação em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, Especialista em Serviço Social e Saúde Pública.

Palestra: Equidade em Saúde: Utopia?
  • 09:45 = 10:30

Palestra: Equidade em Saúde: Utopia?

Presidente de mesa: Cícero Nardini Querido - Médico
Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Especialista em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Médico assistente do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (NADI) do HC-FMUSP. Mestrando do programa de Saúde Coletiva da FMUSP.

Palestrante: Fernando Aith - Advogado

Professor Titular do Departamento de Política e Gestão da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo – FSP/USP – Co-Diretor do Centro de Pesquisa em Direito Sanitário da USP. Professor Visitante da Université Paris 5 (2015-2017). Livre-Docente em Teoria Geral do Estado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FADUSP. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP. Especialista em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HC-FMUSP, médico assistente do NADI - Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do ICHC-FMUSP. Mestrando do programa de Saúde Coletiva da FMUSP

INTERVALO
  • 10:30 - 10:50

INTERVALO

Palestra: Dor social em um país desigual e frente à proposta de equidade em cuidados paliativos.
  • 10:50 –11:35

Palestra: Dor social em um país desigual e frente à proposta de equidade em cuidados paliativos.

Presidente de mesa: Maria Teresa Di Sessa Pandolfo Queiroga Ribeiro – Assistente Social
Graduada em Serviço Social pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, Diretora da Divisão de Serviço Social do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP.

Palestrante: Letícia Andrade – Assistente Social

Graduada em Serviço Social, doutorado e pós-doutorado pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG, assistente social da Divisão de Serviço Social do Instituto Central do HCFMUSP, coordenadora da Comissão de Treinamento e Ensino e da Área de Serviço Social da Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Mesa-Redonda: Políticas Públicas e Direitos em Cuidados Paliativos.
  • 11:35 - 13:00

Mesa-Redonda: Políticas Públicas e Direitos em Cuidados Paliativos.

Coordenação: Bianca Fernanda Aparecida Perez – Assistente Social
Graduada em Serviço Social com Especialização em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, Assistente Social da Divisão de Serviço Social do Instituto Central do Hospital das Clínicas - FMUSP, atuando na Enfermaria de Geriatria.

Direitos garantidos aos pacientes em cuidados paliativos

Palestrante: Ivone Bianchini de Oliveira - Assistente Social

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social e em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos - Assistente Social do NADI - Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Direitos específicos para pacientes oncológicos.

Palestrante: Alessandra Gomes de Carvalho – Assistente Social

Graduada em Serviço Social, Especialista em Direitos Humanos e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, atuante no Serviço Social do INCA - Instituto Nacional do Câncer, com experiência em pacientes oncológicos e em Cuidados Paliativos.

Legislação e Cuidados Paliativos: realidade brasileira

Palestrante: Letícia Andrade – Assistente Social

Graduada em Serviço Social, doutorado e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG, Assistente social da Divisão de Serviço Social do Instituto Central do HCFMUSP, coordenadora da Comissão de Treinamento e Ensino e da Área de Serviço Social da Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da FMUSP.

INTERVALO
  • 13:00 - 14:00

INTERVALO

Mesa-Redonda: Cuidados Paliativos na assistência domiciliar
  • 14:00 - 16:00

Mesa-Redonda: Cuidados Paliativos na assistência domiciliar

Coordenadora:Maria Teresa Di Sessa Pandolfo Queiroga Ribeiro – Assistente Social
Graduada em Serviço Social pela FMU – Faculdades Metropolitana Unidas, Diretora da Divisão de Serviço Social do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP.

Atendimento domiciliar SUS: cuidados finais e óbito em domicílio - como preparar a família.

Palestrante: Fernanda Lopes – Assistente Social

Graduada em Serviço Social pela UNESP, com mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Assistente Social do NADI - Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP

Experiência da iniciativa privada: limites e possibilidades do assistente social.

Palestrante: Débora Oliveira – Assistente Social

Graduada em Serviço Social com Especialização em Cuidados Paliativos e Aprimoramento em Bioética e Finitude de vida pelo Instituto Paliar; Pós Graduação em Planejamento e Gestão Hospitalar.

Morte domiciliar e processo de luto: atenção qualificada e cuidados ao cuidador.

Palestrante: Débora Cristina Genezini – Psicóloga

Graduada em Serviço Social, dor. Palestrante: Débora Genezini – psicóloga Graduada em Psicologia, com Especialização em Psicologia Hospitalar, Mestre em Gerontologia pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo – PUC, docente do curso de extensão em gerontologia da COGEAE- PUC-SP, Coordenadora da Psicologia dos ambulatórios de oncologia da rede D’Or SP. Coordenadora da equipe multiprofissional na empresa A CASA HUMANA Supportive Care, Fundadora do Instituto (cuid)ar.

Palestra de encerramento: “Dar diagnóstico é prerrogativa médica, falar sobre doença e morte é responsabilidade de todos: comunicação eficaz em Cuidados Paliativos”.
  • 16:00 – 17:00

Palestra de encerramento: “Dar diagnóstico é prerrogativa médica, falar sobre doença e morte é responsabilidade de todos: comunicação eficaz em Cuidados Paliativos”.

Presidente de mesa: Letícia Andrade – Assistente Social
Graduada em Serviço Social, doutorado e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Especialista em Gerontologia pela SBGG, assistente social da Divisão de Serviço Social do ICHCFMUSP, coordenadora da Comissão de Treinamento e Ensino em Serviço Social e da Área de Serviço Social da Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da FMUSP

Palestrante: Monica Martins Trovo - enfermeira

Enfermeira, mestre em enfermagem e doutora em ciências pela USP. Especialista em Cuidados Paliativos pela Pallium Latinoamerica - Universidad del Salvador. Professora associada da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Docente em cursos de graduação e pós graduação na área de saúde sobre cuidados paliativos e comunicação interpessoal

Realização

Apoio

© 2021 Todos Direitos Reservados I Desenvolvido por: Agência Sev7n